Conheça os tipos de mídias visuais que existem
Não importa o tamanho ou o tipo do negócio, ter uma sinalização eficaz é essencial para atrair o público-alvo. Para isso, existem diferentes formas de chamar a atenção, desde placas na frente do empreendimento a soluções mais modernas. Elas podem ser usadas para divulgar marcas, destacar produtos novos ou transmitir mensagens promocionais. A seguir, descubra os tipos de mídia mais comuns atualmente, suas diferenças e os benefícios que cada um pode oferecer.
O que é Mídia Indoor?
A mídia indoor refere-se à comunicação publicitária realizada em ambientes fechados. Geralmente, esse tipo de mídia é encontrado em locais com alto fluxo de pessoas, o que permite uma segmentação mais precisa do público. Isso porque o ambiente onde a mídia é exibida ajuda a definir o perfil da audiência.
Entre os locais mais comuns de mídia indoor estão:
- Shoppings
- Academias
- Restaurantes
- Hoteis
- Elevadores comerciais e residenciais
- Lojas de varejo
Muitas vezes, a mídia indoor digital utiliza telas eletrônicas para transmitir mensagens dinâmicas e atualizáveis, enquanto outras ainda empregam paineis impressos.
Muitas vezes, a mídia indoor digital utiliza telas eletrônicas para transmitir mensagens dinâmicas e atualizáveis, enquanto outras ainda empregam paineis impressos.
O que é Mídia Outdoor?
A mídia outdoor é qualquer tipo de publicidade exibida em ambientes externos, incluindo outdoors tradicionais, frontlights, backlights (paineis iluminados) e placas rodoviárias. A principal diferença em relação à mídia indoor é seu alcance amplo, atingindo um grande número de pessoas, porém com menor segmentação.
As mídias externas são amplamente utilizadas em campanhas de grande escala, com foco no reconhecimento de marcas. Como o tempo de exposição costuma ser curto (por exemplo, enquanto as pessoas estão dirigindo), as mensagens devem ser claras, diretas e impactantes.
O que é OOH (Out of Home)?
OOH (Out of Home) abrange toda a publicidade que alcança o consumidor enquanto ele está fora de casa, incluindo tanto mídia outdoor quanto mídia indoor. Ou seja, OOH é um termo amplo que cobre qualquer comunicação visual encontrada em espaços públicos.
Esse tipo de mídia utiliza diferentes formatos, tanto digitais quanto estáticos, e pode incluir desde anúncios em telões de estádios até telas em estações de metrô e aeroportos.
O que é Digital Signage?
Digital signage é o termo usado para descrever a sinalização visual feita através de telas eletrônicas. Esse formato pode ser utilizado tanto em mídia indoor quanto outdoor, sendo muito comum em shoppings, restaurantes (como menus digitais), estações de transporte, eventos ao ar livre e vitrines de lojas.
O grande diferencial do digital signage é sua flexibilidade. As empresas podem gerenciar o conteúdo em tempo real, adaptando-o conforme necessário. Além disso, o digital signage permite a inclusão de funcionalidades interativas, como telas touchscreen em totens de autoatendimento e check-outs, o que aumenta o engajamento do público.
Qual a melhor sinalização visual?
Pesquisas mostram que a sinalização digital é significativamente mais eficaz em capturar a atenção do público do que as mídias estáticas, graças aos seus elementos visuais dinâmicos e em movimento. No entanto, a escolha entre mídia indoor, outdoor, OOH ou digital signage depende dos objetivos específicos da campanha
A mídia indoor digital, por exemplo, se destaca por oferecer segmentação mais precisa e a capacidade de personalizar e atualizar conteúdos rapidamente, atendendo às necessidades de um público-alvo bem definido. Com a crescente presença da tecnologia digital no mercado, as campanhas se tornaram mais dinâmicas, interativas e personalizáveis, como é o caso da Tecnologia Mobiplus, que oferece a solução ideal para o gerenciamento das mídias digitais em tempo real e de um único lugar.
Entre em contato através do Nosso WhatsApp
Descubra como podemos transformar seus espaços em experiências impactantes e aumentar os resultados do seu negócio.